1° CAMPEONATO DE BETS DE CATENDE
(conhecido como “taco”, “bate-ombro” ou “tacobol”)
INFORMAÇÕES GERAIS
O campeonato será realizado no dia 12/10/2023, às 9 horas da manhã, no Estádio Governador Eduardo Campos, Nova Catende, Catende, Pernambuco. Coordenadas geográficas: -8.672434169720429, -35.730490312459175
REGRAS DO CAMPEONATO
DA FORMAÇÃO DAS EQUIPES
1.1 - Cada equipe deverá ter, necessariamente, 02 participantes (dupla), podendo ser mista, composta tanto por HOMENS como por MULHERES.
1.2 - A equipe que não comparecer completa no local, data e horário aqui estipulados, será desclassificada por número insuficiente de atletas (W.O – Walkover).
1.3 - Será permitida substituição de integrante por outro, caso haja falta de algum integrante.
DAS DIMENSÕES
2.1 - Serão aproximadamente 10 metros de distância entre uma casinha e outra.
2.2 - Cada área da casinha terá 60 centímetros de diâmetro.
2.3 – O limite para lançamento e rebatida da bolinha será determinado pelas linhas por trás das casinhas, devendo os lançadores atuarem fora e os rebatedores dentro delas.
DO LANÇAMENTO
3.1 – O arremessador que estiver de posse da bolinha, ficará posicionado até a linha por trás da casinha e realizará o lançamento da bolinha em direção à casinha do lado oposto.
DA REBATIDA
4.1 – O rebatedor do lado oposto do arremessador de posse da bolinha poderá retirar o taco da área da casinha para realizar o movimento de rebatida.
DA PONTUAÇÃO
5.1 - Ao ser rebatida a bolinha, os rebatedores poderão trocar de posição nas casinhas, cruzando entre si, no meio de campo, valendo 01 (um) ponto cada troca de posição.
5.2 - Serão válidas as cruzadas em que ambos rebatedores atinjam o solo da linha da área das casinhas a que se dirijam, podendo usar o taco como extensão do corpo.
5.3 - Enquanto a bolinha rebatida não ultrapassar a linha limite de área para onde foi inicialmente lançada, os cruzamentos concluídos serão válidos, e também aquele que seja iniciado antes da ultrapassagem e concluído após esse momento.
5.4 - Apenas o jogador responsável pelo lançamento da bolinha rebatida poderá recuperá-la e relançá-la. Qualquer ajuda recebida invalidará a recuperação da bolinha, devendo ser ela recolocada no lugar onde deveria ser recuperada, para ser dada continuidade à ação de recuperação.
5.5 - Ao recuperar a bolinha, o jogador só poderá relançá-la do lugar onde a recuperou ou da linha limite de onde se faz o lançamento inicial, na linha atrás da casinha.
5.6 - Durante o trajeto de cruzamento de tacos, qualquer dos rebatedores poderá rebater as bolinhas relançadas, dando continuidade ao processo de marcação de pontos e recuperação da bolinha.
5.7 - Sempre que uma bola rebatida esteja em direção da casinha oposta, o respectivo rebatedor poderá rebatê-la para defesa da sua casinha, equiparando-se a novo lançamento quanto às direções em que a bolinha deve tomar, mantendo-se a possibillidade de recuperação para somente ao jogador que a lançou inicialmente.
5.8 - Enquanto uma bolinha rebatida não tocar o solo, poderá ser rebatida pelo mesmo jogador.
DO DERRUBAMENTO DA CASINHA
6.1 - Quando a casinha for derrubada pela bola arremessada do lado oposto, ou por ação de qualquer rebatedor, a posse dos tacos passa para a equipe arremessadora.
6.2 - A casinha do lado do arremessador só poderá ser derrubada pela bola, caso seu rebatedor não esteja com o taco tocando o solo na área próxima até 30 centímetros da casinha.
DA QUEIMADA
7.1 - Quando a bolinha lançada acertar três vezes o corpo ou qualquer objeto ligado ao corpo do rebatedor da casinha do lado oposto, a posse da bola passa para a dupla arremessadora.
7.2 – Para efeito de queimada o taco não será considerado como objeto ligado ao corpo do rebatedor, sendo considerada rebatida sempre que a bola atingir exclusivamente o taco, independentemente da intenção do rebatedor.
7.3 - O rebatedor do lado do arremessador só poderá ser queimado pela bola, caso seu taco não esteja tocando o solo na área próxima até 30 centímetros da casinha.
7.4 - Considera-se, em qualquer caso, o taco tocando o solo, quando seu portador estiver empunhando-o corretamente, não sendo válido o taco solto ao chão.
DA REBATIDA PARA TRÁS
8.1 – Considera-se rebatida para trás a bolinha que, ao ser arremessada, atingir o taco do rebatedor da casinha oposta e tomar a direção atrás da linha da casinha.
8.2 – Não será considerada para trás quando a bolinha rebatida só tomar este sentido quando desviada por algum objeto ou corpo que não o taco do mesmo rebatedor.
8.3 - Ao serem computadas 03 bolas rebatidas para trás da casinha daquele que rebateu, a dupla rebatedora perderá o direito dos tacos.
DA POSIÇÃO DA BOLINHA
9.1 - A medição da posição da bolinha só será considerada no momento em que houver o toque no solo.
9.2 – A passagem da bolinha terá que ser completa pela linha por trás da casinha, para efeito de rebatida para trás, prevista no item 8.1, e interrupção da pontuação prevista no item 5.3, e somente quando atingir o solo pela primeira vez após esta linha.
9.3 - As ações de derrubada e queimada só terão efeito se a bolinha estiver fora da mão de quem as executou.
DA ANULAÇÃO DA PONTUAÇÃO
10.1 - As ações de derrubada, queimada e rebatida para trás anularão a marcação de ponto em andamento.
DO ANDAMENTO DA PARTIDA
11.1 - INÍCIO DA PARTIDA: Haverá disputa de par ou ímpar para escolha de qual dupla terá a posse dos tacos.
11.2 - INTERRUPÇÃO DA PARTIDA: Ocorrendo fatos que impeçam o desenvolvimento regular da partida, o árbitro decidirá por sua interrupção e continuidade.
11.3 - TÉRMINO DA PARTIDA: A partida é encerrada quando a dupla rebatedora alcança 10 pontos, ou quando atingido o limite de 15 (quinze) minutos de jogo.
DA DISTRIBUIÇÃO DAS EQUIPES
12.1
- As equipes inscritas serão distribuídas nas seguintes classes de
idade:
6 a 8 anos: Dente de leite |
9 a 10: Mirim |
11 a 13: Infantil |
14 a 16: Juvenil |
Acima de 16: Aberto |
DAS
DISPUTAS
13.1 - Os jogos ocorrerão de acordo com a tabela publicada no seguinte endereço:
http://luciocatende.com/campbets/calendario.html.
13.2 - As equipes disputarão a vaga para a final em cada classe.
13.3 - Serão classificadas para a final as duas melhores equipes.
13.4 - São critérios para a classificação as realizações, na ordem de grandeza a seguir, passando-se ao próximo critério, somente em caso de igualdade de realizações entre as equipes:
13.4.1 - Vitória.
13.4.2 - Saldo de pontos (pontos marcados - pontos sofridos).
13.4.3 - Pontuação.
13.4.4 - Confronto direto.
13.4.5 - Disputa no zero ou um, enquanto houver mais de duas equipes empatadas, e no par ou ímpar, quando se chegar a duas equipes empatadas.
JOGOS
FINAIS
14.1
- O tempo máximo de duração das partidas finais será de 30
(trinta) minutos.
14.2 - No caso de haver empate em pontos, será vencedor o time que tiver realizado o último ponto.
14.3 - Não havendo marcação de pontos até o tempo limite, a vitória será definida no par ou ímpar.
AUTORIDADE
DO ÁRBITRO
15.1
- O árbitro da partida será o responsável pela decisão de
questões controversas. Serão admitidas reavaliações de decisões
que sejam solicitadas com fundamento em registros eletrônicos de
imagens que possam esclarecer melhor os fatos.
15.2 - O uso de expressões verbais ou gestuais que configurem algum tipo de agressão moral, será punido com expulsão de seu autor.
15.3 - O indivíduo que atacar fisicamente qualquer pessoa, animal ou coisa, será punido com expulsão.
15.4 - O indivíduo que expressar irritação pelas decisões tomadas pelo árbitro, será advertido. Caso repita a atitude, será punido com expulsão.
15.5 - A ação para rebatida da bolinha deve ser feita com o empunhamento firme do taco com as duas mãos do jogador. O jogador que por duas vezes soltar qualquer das mãos do taco no momento do movimento completo de tentativa de rebatida, será expulso.